domingo, 4 de dezembro de 2011

MÁRCIO MESQUITA, UM TODO TERRENO

MÁRCIO MESQUITA

Márcio Mesquita é um Boavisteiro que entrega parte do seu tempo livre ao clube. É mais um dos anónimos que poucos conhecem e que muito trabalha. É seccionista da equipa das escolinhas  de futsal, pertence ao Grupo da Panteras negras, é Dirrigente da A. Amigos e Editor do Blog do Futsal de Formação.
Para conhecermos um pouco melhor a sua actividade, escutamo-lo durante um treino da sua equipa de jovens.
Quando começaste (e como se processou esse ingresso) como seccionista de futsal ?
Há duas épocas. Foi através do contacto do Armando Simas, eu conhecia a esposa dele e a senhora falou da possibilidade para ajudar o Clube. Falei com o Simas e pronto, aqui estou.
OS ESCOLINHAS

Sempre neste escalão?
Sim. Sempre nos escolinhas.
Como está a decorrer a época?
Esta época está um pouco diferente da passada. Na época passada tínhamos jogadores mais evoluídos tecnicamente. A presente, tem jogadores, que penso, poderão vir no futuro, a dar mais alegrias ao Boavista. É uma questão de evoluírem, como todo esperámos.
No conjunto são de que ano?
Na sua maioria este plantel é formado por jogadores do primeiro ano.
Este escalão, sendo o primeiro é de formação de atletas, mas essencialmente de futuros homens. Tens neste plantel algum elemento mais difícil?
Basicamente anda tudo na linha do esperado. Sendo um escalão de (base) da formação e querendo formar os miúdos como futuros cidadãos, temos que formar também os atletas a nível competitivo. As duas vertentes juntas serão o ideal, pelo qual o grupo de trabalho luta. É necessário que eles lutem pelas vitórias que as sintam, porque o Clube vive de vitórias…
Competitivamente como está o campeonato?
Estamos a meio da tabela. Estamos inseridos numa série difícil, na qual estão, os ditos grandes. O Freixieiro, Biquinha, Cohaemato, por exemplo. Perdemos com esses adversários e depois tivemos o azar de perder com a Juventude de Gaia, onde falhamos “ene” golos. Na semana passada voltamos às vitórias e esperamos continuar.
PANTERAS E AMIGOS

Para além desse trabalho, sei que também pertences aos Panteras.
Já estive mais activo e mais ligado. A falta de tempo tem-me desligado um pouco do grupo e sinceramente penso que serei mais útil, onde estou no momento.
Mas fazes parte da Associação de Amigos?
É verdade sou Vogal da Direcção da Associação de Amigos, fui eleito nas últimas eleições e tento ajudar no que posso, numa Associação que é muito importante para o futuro do Boavista.
Como entendes esta luta “surda” entre alguns Boavisteiros contra uma Associação que existe unicamente para colaborar com o Clube?
Penso que a situação mudou com esta nova Direcção. A associação está para ajudar o Boavista e não vejo nada de mal entre as duas partes. O que passou… passou.! A Associação só ajuda o Boavista, quer na formação, quer nas modalidades amadoras. Neste momento considero que é muito importante para o Clube esta colaboração entre as duas partes. Espero que os Boavisteiros ajudem a Associação para esta poder ajudar o Clube.
Sentes as coisas mais calmas?
Sim, acho que estão normais.
EDITOR DO BLOG DA FORMAÇÃO

Sei que és o Editor e Criador de um blog para o futsal de Formação. Como nasceu a ideia?
Quando entrei no futsal, trazia essa ideia e apresentei-a ao rui Costa – Coordenador da formação – ele aprovou e eu arranquei com o blog.
Que já esteve mais forte e activo. A que se deve essa quebra?
Basicamente agora, é só o calendário dos jogos e resultados, de vez em quando, sai uma antevisão de um treinador ou o comentário a um jogo…
Mas porquê essa quebra (repito)?
Por alguma falta de apoio de todos os escalões de formação. Eu não posso andar sistematicamente a trás das noticias, tenho que ter colaboração dos directores de cada escalão. No principio isso acontecia, mas com o tempo foi-se enfraquecendo e na actualidade quase desapareceu. Eu sozinho, não posso alimentar um blog que é (era) de toda a formação.
O que era necessário, para um novo ritmo?
Que me dessem mais noticias para o dinamizarmos. Mas tenho que respeitar as opções das pessoas. Lamento mas tenho que aceitar.
Está em andamento a construção de um site para o futsal, que colocará fim aos dois blogs existentes. Concordas com a ideia?
Claramente, que concordo. Um site oficial terá sempre mais valor e credibilidade que dois blogs. O futsal não é só formação, como não é somente seniores. Somos um clube que tem sete equipas de futsal. Não somo sete clubes. Temos que estar sempre unidos, todos unidos!
Está pronto a colaborar com o teu escalão, nesse site?
Absolutamente ao dispor. É pelo Boavista, por isso estou sempre ao dispor.

Entrevista de:
Manuel Pina

Nenhum comentário:

Postar um comentário